Quais são os documentos necessários em uma viagem de avião?

A melhor parte de planejar a viagem é, sem dúvida, escolher o destino desejado. Porém, antes de fazer as malas e chegar ao aeroporto, você precisa estar atenta também à documentação que deve ser apresentada no embarque. Como os documentos necessários em uma viagem de avião variam de acordo com o destino escolhido, preparamos para você uma lista com os principais deles. Confira!

Documentação necessária para voos nacionais

Para viagens dentro do Brasil são aceitos para o embarque os seguintes documentos: carteira de identidade (RG), carteira de motorista válida e com foto, carteira de trabalho, passaporte válido e carteiras profissionais com foto, como CRM ou OAB.

Nos voos domésticos são aceitos os documentos originais ou suas cópias autenticadas. Não se esqueça de se apresentar ao check-in com até 1 hora de antecedência ao embarque com sua passagem aérea ou bilhete eletrônico.

Documentos para embarque em voos internacionais

No caso do Mercosul ou de países sul-americanos que tem acordo de viagem com o Brasil, os documentos necessários em uma viagem de avião são a carteira de identidade original ou o passaporte válido.

Para o embarque em voos internacionais de outros destinos é imprescindível a apresentação de um passaporte válido. Também é necessário entrar em contato com o consulado do país a ser visitado para verificar a exigência de visto para brasileiros. O processo de concessão do visto pode demorar e, por isso, deve ser feito com antecedência.

Além do visto, muitos países exigem também a apresentação do certificado de vacina. Na América do Sul, os países que fazem essa exigência são: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana Inglesa, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela. Confirme a necessidade de outras documentações adicionais no site da embaixada do seu destino ou no site do Ministério das Relações Exteriores.

Para os embarques internacionais é recomendado que você se apresente ao check-in com o mínimo de 3 horas de antecedência do voo reservado.

Documentos necessários para embarque de crianças e adolescentes

Em voos nacionais é permitida a apresentação da certidão de nascimento (original ou a cópia autenticada) para o embarque de crianças e adolescentes menores de 12 anos no caso de viagem com os pais. Mas se a criança ou adolescente for viajar desacompanhado ou com apenas um dos pais, é necessário verificar as exigências da Vara da Infância e da Juventude da cidade de embarque.

Para viagem de avião para destinos internacionais, a documentação é diferente e a certidão de nascimento não é aceita. A criança e o adolescente precisam apresentar o passaporte ou o documento de RG em boas condições e emitido há menos de 10 anos.

Se viajarem acompanhados apenas de um dos pais, deve ser apresentada também uma autorização por escrito do outro responsável. No caso de viajar sozinho, essa autorização precisa ser escrita e assinada por ambos os pais. Vale lembrar que essas assinaturas precisam ter firma reconhecida em cartório. Você encontra o documento padrão de autorização da viagem no site do Conselho Nacional de Justiça ou na Polícia Federal.

Em caso de perda ou roubo dos documentos

Imprevistos acontecem e pode ser que antes de sua viagem você perca alguns dos documentos necessários para uma viagem de avião. Felizmente, em casos de extravio, roubo ou furto do documento, as companhias aéreas aceitam o boletim de ocorrência no momento do embarque dos voos nacionais. Vale lembrar que esse boletim deve ter sido emitido há menos de 60 dias.

Não se esqueça que a apresentação dos documentos para a viagem de avião são de inteira responsabilidade do viajante e sem eles você será impedido de embarcar.

Gostou da nossa lista de documentos necessários em uma viagem de avião? Tem outras dúvidas sobre viagem que você gostaria de esclarecer? Deixe seu comentário!

Dúvidas?

Fale com um de nossos consultores.

Fale Conosco