Você já sentiu desconforto ao viajar para um país com fuso horário diferente? Sentir-se mal durante uma viagem é um problema comum chamado de efeito jet lag, que tem suas causas na relação entre o organismo e o tempo. Nesse artigo você vai entender esse problema e aprender como evitar os efeitos jet lag para aproveitar melhor as suas viagens.
Nosso relógio biológico regula as funções orgânicas adequando o metabolismo segundo os horários que adotamos para dormir, comer, etc. e, assim, segue um ritmo constante.
Quando viajamos para um país cujo horário é diferente, nosso organismo fica confuso porque não reconhece a rotina de antes e isso causa desconfortos. Esse fenômeno recebe o nome de efeito jet lag.
Não são todas as pessoas que sentem o efeito jet lag, mas para que tem dificuldade em adaptar seu organismo, o jet lag pode causar irritabilidade, cansaço, mal-estar, sonolência, náuseas e dores de cabeça.
Cada organismo reage de uma maneira, por isso, os sintomas variam e se manifestam tanto em pessoas mais jovens como naquelas com mais idade. Porém, a boa notícia é que há como evitar os efeitos do jet lag.
Embora desconfortáveis, felizmente os efeitos do jet lag podem ser prevenidos, minimizados e tratados. Confira a seguir algumas dicas de como evitar os efeitos jet lag para que suas viagens sejam mais agradáveis.
Alguns dias antes da viagem, procure se adaptar ao horário da cidade de destino, mudando aos poucos sua rotina para seu organismo se adaptar.
Não deixe nada para a última hora, prepare tudo de antemão, como documentos, bagagense roupa da viagem, para não ter correria no dia.
Assim que entrar no avião, ajuste seus relógios para o horário da cidade de destino, assim seu cérebro também vai se adaptando a esse novo horário.
Chegar de dia é melhor do que chegar a noite, então, programe a viagem para a chegada ser ainda com a luz do dia. Exponha-se à luz para seu organismo entender que não é hora de dormir.
É importante fazer com que o organismo se adapte sozinho, e o uso de substâncias que interferem no sono, como álcool e medicamentos, pode deixá-lo ainda mais confuso e piorar o efeito jet lag.
Não se mantenha no horário antigo, mas procure seguir o horário local. Eduque seu organismo para que ele se adapte à nova rotina.
A melatonina é o hormônio que regula o sono. Para quem deseja saber como evitar os efeitos do jet lag de uma maneira mais simples e eficaz, basta utilizar esse hormônio perto do horário de dormir, pois ele é vendido em forma de suplementos para combater distúrbios do sono.
Além do uso da melatonina em suplemento, a alimentação também ajuda a combater o efeito jet lag. Procure manter uma alimentação equilibrada e insira no cardápio alimentos que contenham melatonina, como abacaxi, laranja, aveia, banana, arroz, tomate, milho verde e cevada.
Mantenha seu corpo em movimento para que ele possa regular o metabolismo e minimizar os efeitos do jet lag.
A head massage é uma massagem realizada no couro cabeludo e nas têmporas que ajuda a regular o sono, proporciona bem-estar e combate os efeitos do jet lag.
Procure dormir bem e, ao sentir-se cansado durante o dia, tire um cochilo de poucos minutos para não interferir no sono à noite.
Viu como evitar os efeitos do jet lag é possível? Seguindo as dicas acima, você vai ter mais disposição quando viajar, melhorar rendimento em viagens de negócios e aproveitar o passeio. Se você tem alguma técnica especial, conte para a gente nos comentários e ajude outras pessoas a vencerem esse problema.