Uma viagem, seja com a família ou a trabalho, requer preparação e planejamento adequados. No caso de uma viagem longa, a atenção deve ser redobrada. É preciso cuidar de todos os detalhes, como horário e local da viagem, preparação de bagagem e documentos, por exemplo.
Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para você se preparar para uma viagem longa e evitar imprevistos. Continue a leitura e confira!
Verifique todos os detalhes da viagem: data, horário, aeroporto ou estação de partida e de chegada. Programe-se para chegar com antecedência ao local de embarque e confira se é preciso utilizar algum transporte adicional, como táxi ou carro alugado, ao chegar ao destino. Se for viajar de carro, verifique o melhor horário para chegar ao local e saia de casa em tempo hábil.
Para não atrasar ou comprometer sua viagem, leve documentos compatíveis com o destino: carteira de identidade para viagens nacionais e passaporte para viagens internacionais ― não se esqueça de checar a validade do documento. Por precaução, tenha um documento extra e guarde-o em um local diferente, para o caso de você perder ou ter seu documento principal furtado.
É possível viajar para alguns países da América do Sul apenas com a carteira de identidade, mas é recomendável viajar com o passaporte caso você tenha um. Menores de idade viajando sem a companhia dos responsáveis legais podem precisar de autorização, conforme indicação do juizado de menores responsável.
Observe cuidadosamente a exigência de visto para o país de destino e todos os países onde fará escalas. Em alguns países, como nos Estados Unidos, o visto é necessário mesmo quando o viajante fará apenas uma conexão no país.
A contratação de um seguro de viagem é obrigatória ao viajar para alguns destinos como, por exemplo, para a Europa. Mesmo que não seja obrigatório no seu destino, é altamente recomendável. Em casos de doenças ou acidentes, os custos médicos podem ser elevados.
Muitas operadoras de cartões de crédito oferecem o seguro gratuitamente para quem compra passagens áreas utilizando o cartão, o que pode significar uma economia para o viajante. As agências de turismo podem te ajudar com a escolha do seguro.
Alguns países, principalmente da África, Ásia e América Central, exigem que seus visitantes apresentem um Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia. No Brasil, este documento é emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
A vacina mais comum é a que protege contra febre amarela, que deve ser tomada no mínimo dez dias antes da viagem e tem validade de dez anos. Para mais informações sobre vacinação para viagens e locais de atendimento, consulte o portal de assistência ao viajante da ANVISA.
É importante levar uma quantidade maior de roupas para uma viagem de longa duração, já que o clima pode mudar bastante. Mesmo que a temperatura no destino seja alta, leve pelo menos uma muda de roupas de frio. Dependendo da duração da viagem, leve roupas e sapatos para diferentes estações.
Informe-se sobre o limite de peso e quantidade de bagagens que você poderá carregar, já que pagar pelo excesso de bagagem pode custar caro. Se for para o exterior ou para outra região do país, pode ser simpático levar com você alguns itens típicos da sua cidade ou do Brasil para presentear seus colegas e amigos.
Se quiser evitar filas no aeroporto, você pode efetuar o check-in online, pelo computador ou celular. Normalmente é possível escolher os assentos de sua preferência quando se faz o check-in online. Se optar por fazer o check-in no aeroporto, chegue um pouco mais cedo.
Por fim, ao fazer uma viagem longa é fundamental se preparar para lidar com a saudade de casa, principalmente se não estiver com a família. Aproveite a viagem para sair da sua zona de conforto e conhecer novos lugares e pessoas. Se viajar a trabalho, uso o tempo para expandir seu networking.
Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!