Você resolveu viajar e o destino da vez é a Europa. Tudo planejado, hotéis reservados e muita expectativa para conhecer todas as paisagens, cultura e gastronomia que o velho continente tem a oferecer. Mas, antes de começar a diversão, é preciso saber que viajar para a Europa também exige um pouco de organização e planejamento.
Malas, documentação, cartões de débito e crédito… São tantos itens que você pode se esquecer de alguma coisa. Mas fique tranquilo: abaixo você confere um checklist completo para não deixar nada para trás e aproveitar ao máximo seus dias na Europa. Acompanhe!
Os cartões de débito e crédito podem até ter função internacional, mas só podem ser utilizados mediante um aviso prévio que deve ser feito por você. Alguns bancos permitem que essa ação seja feita pela internet, em outros casos você pode telefonar para a central e solicitar o serviço. O cartão será liberado para uso nos países que você informar.
Também é importante habilitar os serviços de internet banking no smartphone (caso o seu ainda não seja habilitado) e, caso tenha um cartão com chave de acesso, leve-o com você.
Na Europa, as estações do ano são bem definidas. Se você vai em janeiro, por exemplo, não se esqueça de levar blusas e calças de segunda pele, botas, casacos, meias e luvas para se proteger do frio e da neve.
Em julho, em contrapartida, o sol é forte e você pode abusar de shorts, camisetas, vestidos e saias, mas sempre leve uma blusa de frio para usar no avião ou no trem, pois nesses locais costuma fazer mais frio devido ao ar-condicionado.
Os países da Europa exigem que seu passaporte esteja com a data de vencimento igual ou superior a 3 meses após a data declarada de retorno para o Brasil. Isso significa, por exemplo, que se você volta de viagem no dia 20 de janeiro, seu passaporte precisa vencer depois do dia 20 de abril, no mínimo.
Mas fique atento: esse prazo só é válido para países que fazem parte do Espaço Schengen. Outros países da Europa, como a Inglaterra, exigem um prazo maior de validade do passaporte: 6 meses. Por isso, fique atento ao prazo de cada país que você pretende visitar. Confira também a necessidade de outros documentos que os países podem exigir.
Chegar a um país sabendo o mínimo de sua cultura é visto com bons olhos. Tome cuidado com os gestos, que muitas vezes podem ter significados muito diferentes de um país para o outro. Algumas cidades da Europa têm horários de funcionamento diferentes do Brasil. Por exemplo, em Lisboa, as lojas fecham no horário do almoço.
Viajar para a Europa é uma experiência única e inesquecível. Com um pouco de organização e tempo para fazer um checklist, você provavelmente se lembrará do mais importante e poderá aproveitar sua viagem sem surpresas. Aproveite e não se esqueça do carregador do celular e da sua câmera fotográfica para registrar tudo!
Para sua segurança, leve sempre uma cópia de seu passaporte para deixar no hotel. Outra dica é levar uma doleira, para assim, guardar seu dinheiro, passaporte e documentos de forma segura e discreta.
Gostou das nossas dicas para se preparar para viajar para a Europa? Curta nossa página no Facebook e fique sempre ligado em nossos posts!