Viajar é muito bom! Poder comprar suas passagens aéreas através de milhas, ao invés de utilizar dinheiro, é melhor ainda. Porém, muitas pessoas acabam não usufruindo desse benefício, por não saber como funciona ou achar que somente quem viajar muito ou tem bastante dinheiro consegue acumular milhas.
Existem muitas possibilidades diferentes de juntar pontos nas companhias aéreas. Neste post, vamos dar dicas para quem não sabe como acumular milhas ou quem possui os pontos, mas não sabe como utilizar. Acompanhe nossas dicas e viaje muito!
Para acumular milhas, em primeiro lugar, veja se o seu cartão de crédito possui esse serviço. O ideal é escolher um cartão de crédito que pontue bem, pois nem todos convertem os gastos em milhas da mesma maneira. Normalmente, o cartão com os melhores benefícios possui a anuidade mais cara e exige renda alta.
A melhor pontuação do mercado fica em 2.2 pontos a cada dólar gasto e você pode encontrá-la nos cartões Mastercard Black ou Visa Infinite de quase todos os bancos. A anuidade desses cartões varia entre R$450 e R$1.200.
Consulte com o seu banco quais os cartões de crédito disponíveis para você e opte por aquele que possui a melhor pontuação de troca, além de uma anuidade condizente com seu orçamento. Leve em consideração que a anuidade sempre pode ser negociada.
Importante: para acumular mais milhas, concentre suas compras em um único cartão de crédito.
A menos que seus pontos do cartão de crédito estejam vencendo, espere até que a companhia aérea e o banco façam uma promoção. As promoções dando bônus de transferência são muito frequentes, então, se você ficar ligado, com certeza conseguirá pegar alguma interessante.
O bônus funciona da seguinte maneira: o banco que você tem pontos oferece bônus de x% para transferi-los para alguma companhia aérea específica.
Importante: normalmente o período para utilizar o bônus é mais curto, então fique atento!
De nada adianta ter um pouco de pontos em cada companhia aérea e nunca conseguir utilizar. O ideal é que você os concentre em no máximo duas e espere as promoções desses programas.
Quase sempre, quando uma companhia faz promoção, as outras acabam fazendo também, então, é mais vantajoso você concentrar todos seus pontos em um ou dois lugares, no máximo. Você tem mais chances de subir de categoria se for fiel a uma companhia.
Para decidir, sugerimos que você escolha aquela que costuma viajar mais e observe, ainda, as alianças de companhias parceiras, que também dão o direito de pontuar.
Exemplo: se você costuma viajar muito para os Estados Unidos de American Airlines, considere concentrar seus pontos na TAM, pois as duas são parceiras.
Caso o seu programa de milhagem pontue pela distância percorrida, escolha sempre voos com o maior número de conexões até o destino final.
Exemplo: você pode escolher sair do Brasil com uma companhia aérea Americana e o seu destino final ser a Itália, assim você acumulará pontos nos voos: Brasil – Estados Unidos e Estados Unidos – Itália. Muitas vezes, ainda, é possível fazer uma parada no país de conexão e aproveitar para visitar algo.
São muitas maneiras diferentes para você juntar seus pontos e trocar por passagens aéreas. Organize-se e aproveite esse jeito maravilhoso de viajar, pagando apenas as taxas de embarque.
O primeiro passo é se cadastrar nos programas de fidelidade das companhias aéreas que você escolher e depois é só aproveitar as dicas acima! Gostou? Nos conte a sua experiência e deixe um comentário no post!