4 dicas para escolher uma agência de turismo

Viajar é uma das melhores coisas da vida. Ao conhecer lugares novos, experimentamos situações diferentes e construímos memórias inesquecíveis. No entanto, para poder aproveitar esses momentos da melhor maneira, é preciso ter muito cuidado na hora de escolher uma agência de turismo.

Como em qualquer área de atuação, existem empresas excelentes e outras de menor qualidade. Quer aprender a diferenciá-las? Então, confira as 4 dicas que separamos para você no post de hoje. Continue a leitura!

1. Procure referências

Antes de escolher uma agência de turismo, procure descobrir ao menos algumas referências sobre o negócio. Dê prioridade para empresas que já atenderam amigos, parentes ou colegas. Isso sempre ajuda a garantir a qualidade dos serviços, além de permitir que você saiba quais funcionários são os mais eficientes.

Você também pode usar a internet a seu favor. Visite os buscadores para descobrir eventuais reclamações de clientes em sites como o Reclame Aqui, além de verificar as opiniões de usuários em fóruns de viagens. Confira a existência de premiações, reconhecimentos, certificações e do registro no Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), órgão do Ministério do Turismo.

2. Busque por serviços completos

Na hora de escolher a agência de turismo, cheque quais oferecem uma gama de serviços mais completa. O ideal é que ela não apenas agende suas passagens e reserve seu hotel, mas também forneça translado, guias turísticos, aluguel de veículos e até mesmo orientações quanto à documentação e demais procedimentos necessários.

Empresas que contam com tours próprios costumam ser mais robustas. Antes de fechar contrato, é fundamental ter a certeza de que o empreendimento oferece soluções completas para atender às suas necessidades. Não deixe para descobrir isso na hora em que você ficar na mão longe de casa!

3. Avalie a comunicação e o atendimento

Não se esqueça também de avaliar como é a eficiência de comunicação da agência de turismo. Se você tiver dificuldades de contatar os profissionais que ali trabalham antes mesmo do embarque, imagine o que pode acontecer se você experimentar algum imprevisto durante a locomoção e precisar de ajuda imediata?

Informe-se sobre os horários de funcionamento e as formas de contato disponíveis. O ideal é ter acesso aos funcionários sempre que necessário, não apenas em período comercial. Uma empresa que não responde a seus e-mails rapidamente e que não demonstra celeridade para tirar as suas dúvidas deve ser descartada.

Além disso, valorize o atendimento atencioso e eficiente. Os funcionários da agência de turismo devem ser prestativos e focados em oferecer o serviço que você quer e do qual precisa, e não simplesmente o que for mais caro ou novo. Portanto, dê preferência à agência que fizer você se sentir mais respeitado, ouvido e bem atendido.

4. Examine o contrato com atenção

Por fim, se você resolveu optar por uma determinada agência de turismo, não abra mão de ler minuciosamente o contrato oferecido pela empresa. Mesmo que ela atenda com maestria a todos os requisitos anteriores, é preciso conhecer cada item e alínea do acordo para não ser surpreendido na hora de viajar.

Dê atenção especial à cobertura do seguro, aos direitos e às obrigações de contratante e contratado, aos procedimentos em caso de cancelamento e a eventuais taxas extras. Dessa forma, você saberá bem o que esperar quando chegar ao seu destino e, assim, as chances de insatisfação serão muito menores.

Essas são as principais dicas para escolher uma agência de turismo! Nosso conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e divida essas informações com seus amigos que também amam viajar!

Dúvidas?

Fale com um de nossos consultores.

Fale Conosco